sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mas afinal o que é Qualidade?

Na busca por uma definição, a mais comum é a de que "Qualidade é a adequação ao uso". Pois bem, o que seria adequação senão o que eu percebo como sendo de qualidade pra mim?

A qualidade vem da percepção, de padrões pré-definidos ou estudados para atender certa necessidade ou gerar o valor que se espera de um determinado produto ou serviço.

Quando mencionamos o termo valor, nos referimos há algo intrínseco, são valores perceptíveis (tangíveis) como por exemplo um aparelho celular, ao comprá-lo, temos como testar suas funções, analisar o designe, e, se atende as nossas necessidades, pronto......temos um valor agregado nesse produto. Há também, os valores intangíveis, mais voltados às emoções, sentimentos proporcionados, exemplos: quando contratamos um serviço, é algo que não se pode mensurar em termos tangíveis, porém o resultado pode proporcionar uma sensação, ou uma "visão" de qualidade no serviço se bem executado!!!

Imagine-se recebendo algo que adquiriu através de um site, na compra, ao ver as fotos um produto maravilhoso, já na entrega (serviço), recebe da transportadora uma caixa toda amassada!!! Que valor você percebe ao ver esta embalagem?

Isso é o que chamamos de valor agregado. Por isso ao desenvolver um produto, todo o contexto da produção até a entrega final e seu consumo é cuidadosamente analisado para se criar este valor, parcerias são firmadas, há envolvimento de clientes, fornecedores, enfim, todo um esforço em processos e atividades que denomina-se Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos).

Confuso? Não, na verdade a qualidade existe pra simplificar processos, padronizar e como já disse, agregar valor. Mais adiante veremos sobre Programas de Qualidade e Supply.

Bom trabalho!!!!!

Blog do Eber

0 comentários:

Powered By Blogger